Arrecadação em 2020 mostrou aumento na venda de imóveis no Litoral Norte durante a pandemia
Voltar para o blog

Arrecadação em 2020 mostrou aumento na venda de imóveis no Litoral Norte durante a pandemia

Um dos termômetros do mercado imobiliário no Litoral Norte está em alta temperatura: a arrecadação do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Cobrado nas transferências imobiliárias, o tributo aponta aumento na compra de casas e apartamentos nas praias, fenômeno identificado pelos profissionais da área.


Somente no mês de setembro, Capão da Canoa viu dobrar a arrecadação de ITBI, passando de um R$ 1,3 milhão em 2019 para R$ 2,6 milhões no mesmo mês neste ano. Movimento semelhante foi identificado no mês passado, com percentuais parecidos nos meses anteriores, em Torres (aumento de 65%), Tramandaí (34%) e Imbé (50%). Os setores responsáveis pela arrecadação nesses municípios confirmam que o salto foi desproporcional em comparação a anos anteriores.


As prefeituras, ainda, comemoram o fato da movimentação garantir abastecidos os cofres dos municípios em momento de crise. Combinada com a percepção de profissionais das imobiliárias e construtoras, a arrecadação de ITBI confirma uma migração maior durante o período da pandemia.


— Temos contato com imobiliárias de todo o Litoral Norte. A procura por imóveis residenciais nos últimos meses foi intensa. Os dados que nós colhemos, comparados com anos anteriores, apontam um aumento de 10 vezes na compra de casas e de oito vezes na de apartamentos. Se nota nos clientes uma antecipação de planos. Aquele desejo de morar na praia que era para daqui uns anos foi apressada pela pandemia - relata o vice-presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-RS) e coordenador regional do Litoral Norte, Alfredo Pessi.



André Ávila / Agencia RBS



Outros posts

  1. Quais são os documentos necessários para compra de imóvel?

    Quais são os documentos necessários para compra de imóvel?

    A compra de um imóvel costuma ser uma etapa importante para a maioria das pessoas. Depois de visitar o local e se certificar da sua escolha, vem a parte burocrática em que é preciso reunir u...

  2. O que os brasileiros desejam para a sua nova casa nos próximos 10 anos

    O que os brasileiros desejam para a sua nova casa nos próximos 10 anos

    Como será a residência do brasileiro em 2026 e em 2031? Quais serão as prioridades? O que é apontado como principal desejo em relação à tecnologia, conforto, layout e facilidades dentro dos lares bras...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

GM Imóveis em Torres

(51) 98045-3596